Não seria ótimo ter um painel que te mostrasse todos os termos de busca que os usuários usaram para acessa o seu site? Que mostrasse a taxa de cliques de cada palavra-chave e que ainda relacionasse esses termos com as páginas do seu site?

Sim, esse é o Search Console.
Bem auto-explicativo, Console de Pesquisa.

O que é o Search Console

O Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo google que possui um conjunto de ferramentas e relatórios que permitem que proprietários e desenvolvedores de sites monitoriem e mantenham o desempenho de seus sites no Google. As ferramentas principais são: Inspeção de URL, Desempenho das Páginas e Sitemaps.

É uma das melhores maneiras de entender como o Google está indexando e exibindo seu site.

Verificação de Propriedade

A primeira coisa a fazer (para ter acesso às ferramentas e usar de fato o Search Console) é verificar a propriedade do seu site.

Existem várias formas de fazer essa verificação: adicionando um arquivo HTML ou uma tag meta que o painel te dará dentro do seu site e até mesmo adicionando um registro DNS no seu domínio.

Basicamente são dois tipos de propriedade que você pode ter: Propriedade de Domínio e Propriedade de Prefixo do URL.

Tela de Verificação da Propriedade no Google Search Console
ATENÇÃO ÀS DIFERENÇAS ENTRE ELAS ↓

Qual verificação devo fazer?

Verificação de Domínio

Na Propriedade de Domínio, você tem controle total sobre as variações de URL do site (versões com e sem SSL por exemplo) e até aos subdomínios também.

Verificação de Prefixo do URL

Propriedade de Prefixo de URL, é mais restrita: você só conseguirá ver e administrar resultados no prefixo de URL específico em que você verificar e não conseguirá visualizar os subdomínios. Por exemplo, caso verifique o site com http://seusite.com não conseguirá ver os dados de indexação do https://seusite.com e nem do http://subsite.seusite.com.

Resumindo: a verificação de domínio é a mais indicada, pois te dá acesso à todas as variações de URL, mas como ela precisa de acesso ao servidor de DNS, talvez seja mais complicado para você consegui-lá. As formas de verificação para ter uma propriedade de Prefixo do URL são bem mais fáceis.

Passo a Passo para fazer a Verificação de Domínio do Search Console

1. Adicione seu domínio no primeiro campo, sem barras ou http e clique em continuar;

2. O Search Console mostrará o registro TXT ou CNAME (você escolhe) que você precisará adicionar no servidor DNS do seu domínio. Clique no botão copiar que ele mostra no passo 3 de verificação;

3. Agora vamos acessar o servidor de DNS do seu domínio, os paineis variam muito aqui (Registro.Br, Google Domínios, Wix, Hostgator, Locaweb), mas a idéia deles é a mesma, vou mostrar como seria no painel do Registro.Br

Faça login na sua conta, clique no domínio que vai verificar e procure essa caixinha:

Clique em ‘Editar Zona’, caso apareça a opção ‘Modo Avançado’ ative ele;

4. Você deve ver uma tela como esta abaixo, vários registros DNS e alguns botões no final da página:

Clique em ‘Nova Entrada’;

5. Selecione o tipo de Registro como TXT ou CNAME (o que tiver escolhido lá no SC) e cole o código que tinha copiado neste campo da frente, feito isso é só clicar em ‘Adicionar’.

Deve levar no máximo alguns minutos para os registros propagarem (se for um domínio novo, algumas horas).

6. Agora é só voltar ao Search Console e clicar em Verificar.

Caso esteja tudo certo você deve receber uma mensagem como essa:

Veja também: Como fazer um diagnóstico de site

Passo a Passo para fazer a Verificação de Prefixo de URL no Search Console

1. Digite a URL do seu site com o protocolo (http ou https) e com o subdomínio exato que você quer verificar e clique em continuar.

Nesse caso o subdomínio é www mesmo

2. Depois de alguns segundos as opções (métodos) de verificação devem aparecer na tela e você pode escolher uma:
(Caso a propriedade já apareça verificada, deve ser porque algum desses métodos já está verificado no seu e-mail)

2.1 – Arquivo HTML: Você faz o download do arquivo HTML que o Search Console criou e faz o upload desse arquivo para a pasta raiz do seu site, de modo que o arquivo seja acessado assim www.exemplo.com/arquivo-do-sc.html
//Neste método você precisa de acesso aos arquivos do site (via FTP por exemplo)

2.2 – Tag HTML: Neste método, você precisa copiar a tag que o Search Console vai criar e colá-la na seção <head> da página inicial do seu site.
//Para este você precisa ter acesso ao código HTML do site (pelo menos da página inicial)

2.3 – Google Analytics: Para verificar dessa forma, o site precisa ter um Google Analytics já instalado no código dele. Você consegue essa verificação tendo acesso à conta do Analytics no mesmo e-mail da conta do Search Console.
//Requisitos: 1 – O site ter um Google Analytics instalado; 2 – Ter acesso ao Analytics

2.4 – Gerenciador de Tags do Google (GTM): Aqui é algo parecido com o método anterior, você precisa ter um GTM já instalado no código do site e para verificar é só ter acesso ao GTM na mesma conta/e-mail do Search Console.
//Ter um GTM no site e ter acesso à esse GTM

2.5 – Provedor do nome de domínio: Este método é o mesmo usado para a verificação de domínio. Você precisa adicionar um registro TXT (ou CNAME) nos registros DNS do seu domínio.
//Requisito: ter acesso ao provedor de domínio (registro br, godaddy ou o próprio servidor em alguns casos)

3. Assim que concluir o passo da verificação (fazer o upload do arquivo ou adicionar a tag, por exemplo) é só clicar em Verificar que o Search Console vai testar se aquele método foi bem sucedido.

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma plataforma gratuita do Google que ajuda no monitoramento, manutenção e na resolução de problemas relacionados à SEO (visibilidade do seu site nos resultados do Google).

Por que a verificação de propriedade é necessária?

A verificação serve para comprovar que você tem a propriedade de um site específico. Só com a verificação você tem acesso ao Search Console e pode ver os dados de desempenho do site.

O que é propriedade do domínio?

A verificação de domínio têm o maior grau de permissões no Search Console e te permite acessar dados privados da Pesquisa Google, como o desempenho de todos os subdomínios do site, os problemas de indexação e as oportunidades de melhoria.

Como manter a verificação do Search Console?

Você deve manter o método de verificação usado, exemplos:
1. Verificação via DNS – Precisa manter o registro (TXT ou CNAME) no provedor de domínio;
2. Verificação via arquivo HTML – Precisa manter o arquivo HTML na raiz do site;
3. Verificação via Google Analytics ou GTM – Manter o acesso à conta do GA ou do GTM no e-mail da conta que tem acesso ao Search Console.

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