Seja para melhorar seu site, o site de um cliente ou mesmo para julgar e aprender com um concorrente, a análise de desempenho de um site deve ser feita periodicamente.

Aqui vou te mostrar os principais pontos que fazem um site ganhar posicionamento no google e outros que ajudam muito na experiência dentro da página.

  1. Diagnóstico de velocidade e performance de um site
  2. Diagnóstico de SEO e Posicionamento
  3. Resumo de como fazer o Diagnóstico

Vamos começar com a velocidade do site:

1. Diagnóstico de velocidade e performance de um site

A velocidade é muito importante para UX, já que um site que demora de carregar pode estragar completamente a experiência do usuário (isso se ele não sair do site em menos de 3 segundos).

Além disso, o Google também leva em conta esse tempo de carregamento para ranquear sites nos resultados, então atenção!

Na internet existem vários sites que te dão essa métrica, inclusive do próprio do Google↓

PageSpeed Insights

Link: https://pagespeed.web.dev/

Essa é a carinha dele

É bem simples de se usar, já na página inicial ele pede a URL da página que você quer analisar.

A grande vantagem aqui é que é uma ferramenta própria do Google, então vai sempre estar atualizada com os parâmetros novos que eles usam para julgar nossos sites.

Mas também tenho que confessar que não costumo utilizá-lo.

Ele é bem exigente quanto à velocidade e vários sites grandes e muito famosos vão muito mal nele, por isso, mesmo que seu site tire uma nota ruim aqui, não é o fim do mundo.

O importante é estar na frente dos seus concorrentes!

Explicação rápida sobre como usar o PageSpeed Insights

As primeiras informações que aparecem são:

Celular e Computador (lá no topo fixo)

O Google anunciou nos últimos anos o tal do Mobile-First, ou seja, dê preferência para as dicas que eles dão na seção ‘Celular’.

Daqui pra baixo todas as informações são as mesmas nas 2 seções (Celular e Computador), então você pode clicar na do Computador para deixar seu ego mais massageado, mas como já disse: Dê preferência para a seção Celular, pois é ela que o Google levará mais em conta na hora do ranqueamento.

Nota geral de desempenho

Nessa parte já aparece de cara a nota que seu site recebeu junto de um print da tela ao lado.
O print é importante para ver se tudo que deveria ter carregado realmente carregou!

Métricas

Aqui aparecem as métricas que o PageSpeed usou para dar aquela nota que você deve ter chorado ao ver. (Abaixo eu explico o que são as mais importantes delas)

First Contentful Paint ou Primeira Aparição de Conteúdo – É literalmente isso, o primeiro momento em que algum conteúdo apareceu na tela.
Essa métrica é importante para prender a atenção do usuário, já que se o site demora de carregar e ainda fica uma tela branca vazia, as chances do visitante sair são maiores.

Largest Contentful Paint ou Maior Aparição de Conteúdo – Assim como a anterior, mostra quanto tempo o conteúdo do site demorou para ficar visível na tela, mas aqui se trata de uma aparição mais completa que preencha a tela.

Time to Interactive ou Tempo para ficar interativo – Outra métrica muito importante para a experiência do usuário.
Quando o site começa a carregar ele meio que “trava” a tela, porque ainda não tem nada pra clicar mesmo e os elementos da página ainda não carregaram completamente.
Por isso essa métrica mostra o tempo que leva para que o visitante possa interagir com a página.

Cumulative Layout Shift ou Mudança Cumulativa de Layout – Sabe quando os primeiros elementos de um site carregando começam a aparecer e de repente se movem radicalmente na tela, como se tivesse bugado?
Isso pode acontecer quando uma DIV não carregou todo o CSS dela ainda e por isso ela aparece numa posição muito estranha na tela. Daí quando o arquivo CSS é carregado, ela se move rapidamente para o lado certo.
Essa métrica mede esses movimentos durante o carregamento da página.

Para ver a explicação do próprio site você pode clicar em ‘Expand View’ lá no canto superior direito dessa tela.

Lá embaixo ele também mostra vários prints do site sendo carregado, o que também pode ser usado para ver o que está demorando mais ou menos para aparecer.

Oportunidades

Essa é a parte em que o Google nos “ajuda” a solucionar nossos problemas trazendo de fato os Insights e algumas vezes até os arquivos que estão causando os problemas citados por ele.

Num próximo post, vou explicar também cada uma dessas Oportunidades que ele traz e como resolvê-las.

Diagnóstico e Auditorias Aprovadas

Aqui é mais do mesmo: Diagnóstico são as melhorias que você pode fazer e as Auditorias Aprovadas são as melhoras que o site já tem muito bem feitas.

Resumo do PageSpeed insights

  • É próprio do Google (por isso está sempre atualizado)
  • É bem exigente e dá preferência para a versão mobile do site
  • Você pode usar a nota, as métricas e as principais oportunidades no seu diagnóstico

GTmetrix

Link: https://gtmetrix.com/

O GTmetrix é uma ferramenta gratuita com planos pagos que é uma das mais conhecidas desse tipo e para mim é a mais completa (mesmo no plano gratuito).

Tela inicial do GTmetrix

Também é muito simples de usar, só colocar a URL da página que quiser analisar e clicar em ‘Test your site’.

Após o carregamento da análise, você verá uma tela mais ou menos assim:

Nota do GTmetrix

Sumário

Aqui você terá:

  1. Nota geral (em forma de letra)
  2. Métricas principais da nota em porcentagem (Performance e Estrutura)
  3. Alguns dos tempos de carregamento do site (LCP, TBT e CLS) em segundos ou milissegundos.

Nessa página você também terá uma visualização da velocidade do site com vários prints (assim como no pagespeed insights), mas com as legendas mostrando onde está o FCP e o LCP, por exemplo.

Depois disso vem o resumo da auditoria, com os principais problemas e no final da página uma seção muito interessante, os detalhes da página:

Essa parte mostra os tipos de arquivos que estão mais pesados na sua página e o que está em maior quantidade.

Performance

Esta aba mostra todas as métricas envolvidas na nota de performance que o GTmetrix te deu.

São bem parecidas com as do PageSpeed Insights, mas relembrando, as mais importantes:

First Contentful Paint – Primeira Aparição de Conteúdo
Largest Contentful Paint – Maior Aparição de Conteúdo
Time to Interactive – Tempo até a página ficar interativa
Cumulative Layout Shift – Índice de movimento do layout durante o carregamento

Estrutura

Esta aba vai mostrar as mudanças que você precisa fazer no site, ordenado pela gravidade do problema.

Caso esteja fazendo um diagnóstico mais geral, pode usar aquele resumo que aparece no Sumário do GTmetrix, pois sempre serão as 5 primeiras desta página.

Waterfall (cascata)

Essa é uma aba pouco usada, mas que pode deixar o diagnóstico bonito. (Mas esteja ciente de entender tudo que significa cada parte do gráfico).

É um gráfico de cascata que mostra a ordem em que os arquivos são carregados no navegador do visitante

A primeira linha representa a resposta inicial do servidor.
Cada linha seguinte é um arquivo (imagem, css, html…) com seu domínio de origem (o servidor onde está localizado), o tamanho do arquivo e a linha do tempo.

Na linha do tempo, cada cor representa um estado de carregamento, por exemplo:

Verde claro – Conectando com o servidor
Roxo – Esperando a resposta do servidor
Cinza – Recebendo arquivo

Resumo do GTmetrix

  • O GTmetrix se baseia em 2 conceitos: Estrutura e Performance
  • Para estrutura ele traz algumas mudanças para cada problema indicado
  • Para a performance ele traz algumas métricas iguais às do PageSpeed Insights
  • O sumário já traz um bom resumo da análise do GTmetrix

2. Diagnóstico de SEO e Posicionamento

Agora vamos falar de como diagnosticar um site em questão de otimização para pesquisas.

O Básico – Meu site está indexado no google?

Já recebi clientes que tinham o site à alguns meses e ainda não tinham resultado nenhum e quando fui procurar, nem indexado o site estava!

Conceito rápido – diferença entre indexado e ranqueado:
Site Indexado – Qualquer site que esteja nos registros do Google (Ou ele está ou não está)
Site bem Ranqueado – Um site que tem um bom posicionamento nos resultados do Google (Por isso o ‘bem’ antes do ranqueado, porque o ranqueamento é em relação aos concorrentes)

Então, para um site estar bem ranqueado, ou seja, ganhar uma posição boa no ranking ele precisa necessariamente estar indexado.

Para verificar se seu site está indexado, você pode usar o filtro de domínio da pesquisa do google, só digitar “site:dominio.com.br” (sem aspas e com o domínio do site que quer verificar)

O Google encontrou 6 resultados, portanto, meu site existe para ele, caso o site não esteja indexado, esse será o resultado:

Esse primeiro resultado (que não é um resultado) é a sugestão do Google de usar o Search Console (plataforma do google de acompanhamento dos sites) – Você também pode usá-lo para verificar se o site está indexado e até para forçar uma indexação de postagens novas, por exemplo.

Também é importante verificar se os arquivos Sitemap.xml e Robots.txt existem e estão configurados corretamente.
Só digitar o endereço do site e o nome do arquivo na barra de navegação.
Exemplo: seudominio.com.br/sitemap.xml

Google Search Console

Novamente começando com a ferramenta própria do Google. A desvantagem dela é a de que você não pode analisar sites dos quais não tenha permissão, ou seja, ela exige uma verificação de que você possui o site ou o acesso concedido de um proprietário dele.

Desempenho

Na aba desempenho é que estão as informações mais importantes para um diagnóstico.

Nela você já vê o total de cliques e de impressões que seu site teve nos últimos 3 meses.
(Você pode ajustar o período que quer analisar lá encima na data)

Para analisar o CTR e a posição média é só clicar nos quadrados deles.

Clicando você pode selecionar ou deselecionar

Mais pra baixo você também encontra várias abas, como: consultas, páginas, países…

Os campos ‘Cliques’, ‘Impressões’, ‘CTR’ e ‘Posição’ aparecem de acordo com o que estiver selecionado lá encima nos quadrados.

Consultas – Mostra as pesquisas pelas quais os visitantes chegaram no seu site.

Páginas – As páginas mais clicadas, com maior CTR (de acordo com o que você selecionar)

E assim por diante. Essas duas ↑ são as mais importantes.

Lembre-se de avaliar aqui se:

  • As consultas são válidas para o site?
  • As páginas mais clicadas são mesmo as principais do site? Elas possuem locais para conversão?
  • O CTR está aumentando?
  • A posição média está melhorando? (quanto mais perto da posição 1, melhor)

SemRush

A SemRush é uma ferramenta SENSACIONAL que eu uso muito, claro que os melhores recursos são pagos, mas tem alguns gratuitos também, um deles é a aba ‘Pesquisa Orgânica’

Lembre-se de colocar o país correto antes de clicar em Iniciar
Você pode ajustar o período no canto superior direito do quadro de palavras-chave, embaixo do X, eu costumo usar os últimos 6 meses.

Essa aba mostra a quantidade de palavras-chave que seu site tem indexadas e a posição atual delas.

Abaixo do quadro de palavras-chave, você encontra de fato as principais palavras-chave do mês do lado esquerdo e as principais mudanças do lado direito:

Clicando no botão ‘Exibir todas as X palavras-chave’ do quadro da esquerda, você vai para a página com todas as palavras-chave:

Essa é uma versão simplificada, por padrão devem aparecer muitas colunas nessa tabela. Você pode tirar algumas colunas na engrenagem no canto superior esquerdo dessa tabela.

As colunas que mais utilizo para analisar as palavras-chave são:
Posição – Posição atual daquela palavra-chave;
Tráfego (%) – A porcentagem do tráfego que aquela palavra representa para seu site;
Volume – Quantidade de pesquisas mensais daquela palavra;
KD% – Dificuldade de ganhar ranking naquela palavra

Outro ponto interessante que é novo no SemRush é o ‘Tipo’ da palavra-chave. Eles classificam em 4 tipos de intenções: Informativa, Navegação, Comercial e Transacional.

Ainda não entendi completamente como funciona, mas vale a sua atenção.

Moz

O Moz é outro gigante do meio do SEO, eles também tem várias ferramentas pagas e gratuitas.

Em ‘Link Research’ você consegue alguns dados de autoridade muito interessantes.

As informações de autoridade de domínio são calculadas baseado nos sites que tem links para o seu. Em breve vou fazer um post sobre como funciona essa autoridade.

Essa parte mostra sua nota de autoridade (de 0 a 100), a quantidade de domínios que tem links para o seu, a quantidade de links internos

A Moz também tem um plugin para o Google Chrome que se chama Moz Bar que mostra essas informações em todos os sites que você entrar. E é gratuito, ou seja, ótimo para espiar os concorrentes e fazer uma comparação com o seu site.

3. Resumo de como fazer o Diagnóstico

Agora que já expliquei como usar as ferramentas, vamos resumir o que você pode usar para fazer seu diagnóstico.

A) Para a experiência do usuário (UX)

A Experiência do usuário é importante para reduzir a taxa de rejeição das suas páginas e aumentar o tempo que os visitantes passam no seu site.

É ótimo começar com a velocidade do site usando as notas que o GTmetrix e o PageSpeed insights te dão.

Depois da nota, você pode mostrar os principais pontos que estão contribuindo para isso, trazendo os detalhes da página, os erros de estrutura do GTmetrix e as oportunidades levantadas no PageSpeed.

B) Para o ranqueamento no Google

Comece sempre verificando se o site está indexado, pois é comum, principalmente em sites novos que estejam bloqueando a indexação por meio do arquivos Robots.txt ou com um arquivo de Sitemap muito ruim.

Após saber que o site está indexado, você pode levantar as palavras-chave que estão indexadas, para saber como o site está sendo encontrado na internet e quais páginas estão recebendo esse tráfego de pesquisa.

Como o ranqueamento é algo muito variável, traga sempre o período que está sendo analisado e se preferir até uma comparação entre 2 períodos para mostrar a evolução do site.

Conclusão

É isso. Se tiver alguma dúvida, pode comentar aqui embaixo! Ou para contratar um serviço de análise de site – pode me chamar no contato@rafaeldev.com.br

Uma resposta para “Como fazer um diagnóstico de site”

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