Pular para: Como corrigir
Salvou sua primeira página em HTML e ao abrir teve a surpresa de ver todos os lugares onde deveriam ter acentos preenchidos com diversos caracteres aleatórios deixando as palavras bem estranhas?
Relaxa, você já vai ver como corrigir isso!

Por que os acentos não aparecem?
Existem diferentes línguas no mundo e com isso diferentes tipos de escrita.
Enquanto a China não domina o mundo e os EUA continuam possuindo a maior parte da internet (27,5% dos sites do mundo são em inglês segundo a Wikipédia) a maior parte dos servidores e softwares estão disponíveis em inglês.
Ou seja, por padrão até mesmo os documentos em HTML nascem em inglês.
E para usar os acentos que estão presentes no nosso maravilhoso português precisamos notificar o navegador que estiver acessando a página que ela contém caracteres que não costumam aparecer no inglês.
Existem algumas formas de fazer isso e são:
Como corrigir acentos que não aparecem na página com a metatag charset
Charset representa a tabela de caracteres que seu documento utiliza, por padrão as páginas utilizam a tabela “ASCII” que não contém letras com caracteres. Então temos que dizer para a página utilizar uma tabela que tenha os acentos do português.
Pra isso basta adicionar a tag meta que muda o charset da sua página no cabeçalho dela (entre as tags <head></head>). No HTML5 a tag é essa:
<meta charset="UTF-8">
Que é a versão evoluída dessa tag para páginas com HTML anterior à versão 5:
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">
Como mudar o charset de todas as páginas do site através do arquivo .htaccess
SEMPRE FAÇA UM BACKUP DO SEU .HTACCESS
— CRISTO, Jesus
Para definir como padrão e aplicar à todas as páginas — se você não tiver um header só para todo o site — você também pode adicionar a seguinte regra ao arquivo .htaccess:
AddCharset UTF-8 .html AddCharset UTF-8 .htm
Segundo esse código, todos os arquivos HTML (.html ou .htm) desse diretório e dos diretórios filhos desse serão lidos com o charset “UTF-8”.
Você também pode adicionar essa regra à outros tipos de arquivo mudando a extensão no final dessa regra.
Para arquivos PHP e JavaScript pelo que eu testei, você não precisa adicionar essa regra novamente com as extensões deles. Só com o código acima interpretando o HTML como “UTF-8” ele já funciona.

No próximo post vou falar um pouco sobre o atributo “lang” que você pode usar para mudar a línguagem de um parágrafo ou div específica.
Até lá.
Allons-Y!
Uma resposta para “Corrigindo acentos que não aparecem nas páginas HTML”